• Karoliny Remor

Concentre-se, ainda não é hora de respirar!

Você daria credibilidade para um trabalho que possui um título com mais de 25 palavras? Acharia que é entediante só de ler o título, que mais parece um parágrafo introdutório? Assistiria um trabalho sobre administração financeira apresentado por uma dentista, sem experiência na área? Não responda, pois talvez eu fique frustrada com sua resposta e não continue minha história. Pois essa sou eu, desenvolvendo o meu trabalho de conclusão de curso, na minha graduação em Administração. O título do meu trabalho só revelarei no final, para que você não pare de ler por aqui, até porque quem sabe depois de ler tudo, você se interesse por ele, queira aprender mais sobre capital de giro e situações inusitadas da vida de uma estudante de 32 anos fora de sua zona de conforto.


Muito fácil escolher um tema para seu TCC em Administração se você tem uma empresa ou está trabalhando em uma, você tem mil ideias, a dificuldade é só escolher qual, até porque depois você pode aplicar o que você construiu na empresa e ainda ganhar créditos por isso. Mas se você é dentista e ainda por cima trabalha no serviço público, o grande problema é achar um tema neste vasto universo de assuntos administrativos. Assim, começa a minha luta com o meu trabalho de conclusão. Primeiro, escolhi uma área, porque era obrigatório antes do semestre começar, administração financeira. Não porque fosse a que eu mais amasse durante o curso, mas sim algo que eu achei que precisava saber muito ao sair dele. Loucura e insanidade para a maioria das pessoas, mas começar essa faculdade também era, na opinião de muitos, então para que dar ouvidos logo no final do curso? Foi o que eu fiz.


Sentada na frente do meu futuro orientador, sem ideia alguma de que tema escolher, no primeiro dia de aula do penúltimo semestre, estava eu, perdida, porém fingindo confiança e interesse nos temas que os colegas já tinham formado e cheios de ideias geniais para seus próprios trabalhos. O professor me falou para não entrar em pânico e disse que eu poderia ter uma semana a mais que os outros para pensar, quanta generosidade. Mas nessa hora, só conseguia pensar em que presente precisaria comprar para ele por tamanha bondade.


Na segunda aula, sem nenhum assunto definido, porém com mil palavras de administração financeira na cabeça, comecei a misturar temas e falar sem parar, para ver se o professor juntava toda aquela bagunça e me dava um título incrivelmente inspirador e possível para uma estudante mediana da matéria. E o insight realmente surgiu assim e o título gigantesco se formou e eu nunca mais o larguei. Tive que apenas tentar falar o título sem respirar no meio, para que não parecesse tão longo, foram horas de treinamento e falta de ar.


As partes chatas, eu pouparei desse relato. E finalmente o trabalho estava pronto. Depois de dois semestres o amando e o odiando ao mesmo tempo, estava com o TCC dos sonhos finalizado, com tema, desenvolvimento, aplicação e conclusão alinhados como eu sempre desejei, desde aquele primeiro dia de aula. Porém faltava o que mais as pessoas temem nesse mundo, a morte? Não, a apresentação do trabalho para a banca.


A pandemia do Covid me poupou da apresentação presencial, o que deixou muitos colegas saltitantes, inclusive eu. Mas não só de alegrias vive o estudante de administração com apresentação online do trabalho de conclusão de curso. Não para quem estava com apresentação marcada para dia 6 de julho, dia em que houve o maior temporal dos últimos tempos em Chapecó, cidade que então me recebia muito bem nesses onze anos de convivência.

Acordar no dia 6 com chuva, me fez pensar: é um sinal que tudo vai dar certo na apresentação de hoje. Tão feliz que eu estava até convidei meu irmão para vir me prestigiar, diretamente de Florianópolis, via carro e viagem de sete horas. Convite que ele prontamente aceitou. Com a apresentação pronta, o que haveria de mais ir trabalhar de manhã e um pedaço da tarde para depois apresentar o TCC, a segurança me dominava e foi o que eu fiz.


A manhã não foi das melhores, a luz acabou, tudo estava escuro e nebuloso do lado de fora. O sinal de celular sumiu de uma hora para outra, e para ajudar, uma árvore caiu no bairro onde eu trabalhava naquele momento. E eu a pensar que poderia ser eu ou o meu irmão embaixo daquela obra da natureza. O início da tarde não foi nada animador, perdi contato com meu irmão, que seguia viagem, minha namorada tinha consulta com o cardiologista nesse dia, por causa de arritmias, as quais eu não era a causa. Sem notícias das pessoas que eu amava, o mundo desabando na minha frente, belo dia para apresentar um TCC.


Ao sair do trabalho, percebi que o temporal era bem pior que eu imaginava e fiquei pensando se eu chegaria bem em casa, ou seria levada por ele também. O trajeto foi assustador e mil coisas passaram pela frente do meu carro, mas continuei até o meu destino final, com bravura; afinal, era o grande dia para finalizar o que eu vinha escrevendo e estudando há um ano.


E que agradável surpresa chegar em casa e não ter luz, nem internet, sinal de celular e muito menos esperanças. Sentar e chorar não era a solução, não podia entregar os pontos naquele momento. Sai de porta em porta na expectativa de encontrar algum vizinho amável e com sinal de celular para pelo menos saber do paradeiro do meu irmão. E depois de dois andares de busca e suor, encontrei um celular em pleno funcionamento, foi então que eu descobri que meu irmão estava no caminho e em uma cidade próxima.


Fiquei na entrada do meu apartamento aguardando ansiosamente a chegada dele. Que chegou com vida e com empolgação, me parabenizando pela apresentação do TCC que ainda não tinha acontecido. E assim, nós dois fomos à procura de um estabelecimento com luz e wi-fi para honestamente afaná-lo.


Encontramos um supermercado com a descrição acima e sentamos numa mesa, ligamos o computador e conectamos a internet, para descobrir que o trabalho com o tema: Um estudo da relação entre gestão do capital de giro e a performance de empresas brasileiras de capital aberto listadas na Bovespa, entre 2008 e 2018, deixa eu pegar o ar novamente, tinha sido suspenso e remarcado para dali a três longos dias.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TCC: uma relação de amor e ódio

Foram três anos de uma caminhada esperando o dia em que eu teria que definir o tema do meu trabalho de conclusão de curso. Durante esse percurso muitas ideias haviam passado pela minha cabeça, diversa

Um jogo de TCC

Antes mesmo do jogo começar, alguns preparativos são necessários. No TCC, assim como no esporte, existem regras claras a serem seguidas, mas isso não significa que sejam assim tão compreensivas - essa

O TCC sou eu, e eu sou ele

É o grito que sempre quis dar, é a mensagem que sempre quis passar, é a luta que sempre vou lutar. Meu Trabalho de Conclusão de Curso foi uma desconstrução, construção e renovação. Posso dizer que ent